sábado, 6 de junho de 2009

Exposição "MENINA" de Sabrina Carvalho












Exposição realizada através do Projeto SESC Amazônia das Artes.
Artista de Porto Velho -RO

Sabrina ainda está aprendendo, mas já demonstra uma maturidade visual que vai além da sua idade. Construindo o seu próprio caminho, é em seus exercícios de perceber o próprio mundo, exercendo escolhas, que apresenta no colorido de retalhos o Universo nunca perdido das mulheres. É “MENINA” - o título que a pequena artista escolheu para a sua primeira exposição que vale a pena ser vista.

O trabalho de Sabrina Carvalho tem início na busca de aprender a desenhar. Nesse processo, o foco foi o seu próprio universo. No desenho, encontrou uma oportunidade para o autoconhecimento. Escolheu os lugares a serem registrados e elegeu, por livre iniciativa, suas fotos de infância para reproduzir. A cidade de Porto Velho, as ruas por onde ela passa, a escola, sua casa, e tudo que a envolve, incluindo os tubos de linha de D. Ieza, sua mãe costureira, transformaram-se em “modelos”.

A palavra “modelo” causa forte impressão em Sabrina que aprecia os modelos de resina que vestem roupas nas vitrines, o que nos levou a sairmos para registrar os que pudessemos encontrar pelo centro comercial. Sem os apelos da moda os modelos se projetando no trabalho de Sabrina Carvalho que lhes dá nomes e cria características para as pequenas personagens.

Todo trabalho está envolvido em pesquisas. Sabrina Carvalho identificou no seu mundo, os lugares em que vive, estudou obras de outros artistas que falam sobre as mesmas questões que discute em seu trabalho, planejou montagens para a exposição, exercitando o olhar e o coração, e enfatizando o seu lado de menina. As “boneconas”, como ela mesma as nomeia, são exatamente o corpo da pequena artista. Preenchidas de cor e envolvidas pelo seu universo próprio, elas prometem: vem aí uma grande mulher e excelente artista.

Sílvia Feliciano
Bacharel em Artes - UFMG